REPÓRTER X


O jornalista vive de emoções,
Sem se preocupar com desmentidos
Ou depoimentos falsos ou fingidos,
Tudo fazendo em prol das t’levisões.

Criador de boatos, de ilusões
(os artigos sensatos não são lidos),
Dou o que o povo quer: mortos, feridos,
Assaltos, corrupção, violações.

Gente séria, de bem, não tem saída,
Da política só gente corrupta
Interessa que seja promovida.

Pelo que é sórdido é a nossa luta,
Eis o objectivo desta nossa vida.
Enfim, somos uns bons filhos da puta.


Lisboa, 30/10/05


ANALISTAS


Os analistas sabem mesmo tudo:
Política, fado, arte, economia,
Justiça, futebol, gastronomia,
Educação, saúde e até judo.

De os ouvir e ler fico parvo e mudo
Com tamanha instrução, sabedoria,
Deixando-me intrigado todo o dia:
Onde terá tirado o seu canudo?

Mas reparei, aqui há um bocado,
Que um analista ilustre desta praça
Falhou num tema onde eu estava informado.

E pensei cá pra mim com certa graça:
Afinal o gajo é bem apanhado,
Só sabe tudo onde a ignorância grassa.


Lisboa, 16/10/05


O CLUBISTA


Trabalho num jornal, Record ou Bola
(Pouco importa), defendo a minha equipa
E, às outras, vou-lhes dando com a ripa,
Que eu escrevo sem despir a camisola.

O campeonato ganha-se na escola
Do baixo jornalismo que constipa
E o nosso futebol tresanda à tripa
Do parcial comentador da bola.

E se alguém estranha a capa da revista
Por lá vir o meu clube de eleição,
Respondo-lhe na hora, bem trocista:

Que mais importante é para a nação
Jogador do meu clube no dentista
Do que ser o adversário campeão.


Ponte de Sor, 29/11/005